Revista Espanhola publica Artigo de Jorge Amaro

AmbientalMENTE sustentable é uma publicação semestral de ciências sociais, ciências da natureza, ciências da saúde, ciências químicas, engenharia informática e ciências físicas e matemáticas editada pelo Serviço de Publicações da Universidade de São Paulo e do Centro de Extensão Universitária e Divulgação Ambiental da Galícia (CEIDA), na Espanha.
Os objetivos da revista são: divulgar os contribuições de carácter científico das diferentes áreas do conhecimento no âmbito da educação ambiental, abordar temas socioambientais atuais e apresentar propostas inovadoras de pesquisa e ação, reflexão teórica e gestão.
Na atual edição está publicado o artigo “Inclusão e Acessibilidade: Contribuição ao Programa Nacional Escolas Sustentáveis”, de Jorge Amaro de Souza Borges.
O artigo busca fazer uma breve reflexão sobre o Programa Nacional Escolas Sustentáveis (PNES), proposto pelo governo brasileiro através do Ministério da Educação (MEC) e buscar elementos de conexão entre os conceitos de sustentabilidade, acessibilidade e direitos humanos, com enfoque na garantia de direitos das pessoas com deficiência.
Para isso, são abordadas questões históricas e também destacados alguns eventos que buscam esta aproximação, remetendo a desafios aos processos educativos na construção de uma educação ambiental que dialogue com a diversidade. É possível assim, oferecer algumas pistas para pensar sociedades sustentáveis em uma perspectiva inclusiva e na direção da universalização de direitos a todas as pessoas.