Sustentabilidade e Acessibilidade pelo Brasil

O livro “Sustentabilidade & Acessibilidade” do viamonense Jorge Amaro tem sido lançado em diversos lugares, tendo excelente receptividade, especialmente do meio acadêmico. Nesta semana, Rio de Janeiro (RJ) e Charquedas (RS) receberam o autor para dialogar sobre estes temas tão necessários para uma sociedade mais humana.
Na terça-feria (28/04), data dedicada ao Dia da Educação, justamente no auditório Paulo Freire, a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) recebeu Amaro, que proferiu a Conferência “Debatendo Acessibilidade e Sustentabilidade: pilares para uma universidade mais democrática.” A atividade foi organizada pelo Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur).

Participaram dos debates, estudantes, educadores e membros de redes de educação ambiental.
“A universidade precisa ressignificar seu papel e acolher a sabedoria popular. Trago aqui um texto que é acadêmico, mas carregado de práticas e crenças pessoais. Não posso ser neutro com minha história de lutas e sonhos” disse o autor. O professor Censo Sanchez (UNIRIO) destacou que “Este livro nos ajuda a refletir sobre um novo modelo de sociedade que precisa estar conectado aos preceitos dos direitos humanos”.
Pela manhã, ocorreu o Encontro de Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência na sede da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB/RJ), onde o livro foi apresentado aos conselhos municipais de defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

A atividade teve a presença da presidente do Conselho Estadual, Edicléia Mascarenhas e do gestor estadual da política da pessoa com deficiência, Marco Castilho.
Já na quinta-feira (30/04), o livro foi lançado no Campus de Charquedas do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSUL). Além do lançamento, ocorreram durante o dia, diversas atividades na promoção dos direitos da pessoa com deficiência. Em sua apresentação, Amaro destacou que “Os sonhos que sonhamos juntos precisam de fé e de pessoas que nos inspirem. A educação é uma ferramenta inspiradora. Assim construímos pontes para um mundo mais justo e fraterno.”

Saiba mais:
Sustentabilidade & Acessibilidade: Educação Ambiental, inclusão e direitos da pessoa com deficiência - práticas, aproximações teóricas, caminhos e perspectivas: O livro aborda a articulação dos conceitos de sustentabilidade e acessibilidade como paradigmas deste século a serem incorporados nos mais variados espaços sociais. Acessibilizar o ambiental, ambientalizar o acessível é uma tarefa que o livro propõe para as políticas públicas e especialmente, nos movimentos sociais, para romper uma cultura de fragmentação baseada no cartesianismo.

Conforme Marcus Vinicius Furtado Coelho, presidente do Conselho Federal da OAB, que prefacia a obra, “as reflexões apresentadas guardam um ineditismo surpreendente, sendo portadoras de um pensamento social avançado, pertencente à vanguarda das reflexões sobre sustentabilidade, educação ambiental, acessibilidade e direitos humanos. Uma leitura indispensável não só a profissionais e estudantes, mas também para qualquer pessoa que se interesse pelos temas magistralmente abordados. Um prato cheio para quem acredita no direito de igualdade e na sua construção e reconstrução diárias.”

A obra está à disposição no site da Editora da OAB e do autor:
www.jorgeamaro.com.br
http://www.oab.org.br/editora/

Lançamentos podem ser agendados com o autor:
(51) 96128261 /jorgeamaroborges@gmail.com
As pessoas com deficiência visual terão acesso a um CD com conteúdo em formato acessível (txt, doc e descrição das imagens, tabelas e gráficos)!

Sobre o autor!

Jorge Amaro de Souza Borges é natural de Mostardas (RS) e tem título de cidadão de Viamão (RS). É técnico agrícola (ETA), biólogo (IPA), especialista em educação ambiental (SENAC) e mestre em educação (PUCRS).
Milita nos movimentos ambientalista, pela inclusão das pessoas com deficiência e movimento negro. Considera-se um ativista pelos direitos humanos e pela sustentabilidade.

Atuou como Assessor Técnico do Departamento de Meio Ambiente em Viamão (1999); Diretor do Departamento de Limpeza Urbana de Viamão (2001); Instrutor de pessoas com deficiência intelectual na FADERS (2002-2004);Coordenador administrativo do processo do Plano Diretor Participativo de Viamão (2006);Sócio-Fundador do Grupo Maricá (2004); Coordenador do Projeto de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos, Meio Ambiente e Resgate Cultural em Mostardas RS (2004/2005); Coordenador do Mini-curso de formação de agentes ambientais em Mostardas (2005); Membro e Articulador do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Lagoa-do-Peixe (2005/2006); Articulador da Conferência Nacional do Meio Ambiente RS (2005);

Membro da Comissão Organizadora da II Conferência Infanto - Juvenil do Meio Ambiente RS (2005); Coordenador do Projeto Sala Verde desenvolvido no Centro Abrigado Zona Norte Porto Alegre RS (2004); Coordenador do Projeto de Pesquisa de Mapeamento das Ações de Educação Ambiental no município de Viamão, com vistas a formação da Rede Municipal de EA (2005/2006); Chefe de Gabinete da FADERS (2011-2012); Chefe da delegação do RS na III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2012); Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2011-2013) e Coordenador Geral do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2013-2015)!
É articulista de diversos jornais e tem um site sobre as temáticas que atua! Participa das redes de educação ambiental, com destaque para a REBEA, REASul e REAGI.
Recebeu os prêmios Responsabilidade Ambiental RS (2008 e 2009), Expressão em Ecologia (2012) e Pioneiras da Ecologia (2013)